Como o seu corpo responde à ansiedade
A ansiedade faz parte do sistema de defesa natural do corpo. É um alerta sobre uma ameaça. A ameaça pode ser desconhecida, vaga ou fruto dos seus próprios medos internos. Nesse estado, os seus sentimentos ou sensações podem variar. Você pode sentir preocupação. Pode sentir sensações físicas, como batimento cardíaco acelerado. Essas sensações fazem com que você queira reagir à ameaça. A ansiedade como resposta é comum em várias situações. Porém, algumas pessoas podem ter um transtorno de ansiedade. Então, a mesma resposta pode ocorrer exageradamente ou nos momentos errados.
A ansiedade pode ser útil
A ansiedade é um sinal emitido pelo cérebro. Ela alerta sobre uma ameaça. É uma resposta comum para ajudar a evitar algo. Ou ela ajuda a diminuir os efeitos negativos de algo que você não pode controlar. Por exemplo, a ansiedade é uma resposta a coisas que podem ferir o seu corpo, separar um ente querido de você ou fazer com que você perca o seu emprego. Os sintomas de ansiedade podem ser físicos e mentais.
Qual é a sensação?
Pessoas que sofrem de ansiedade podem apresentar qualquer um destes sintomas:
A ansiedade também pode ser um problema
A ansiedade pode tornar-se um problema quando ela:
No caso de um transtorno de ansiedade, o seu corpo apresenta sintomas de ansiedade excessivos ou com frequência excessiva. A resposta depende do tipo de transtorno de ansiedade. Com alguns tipos de transtorno, a ansiedade é muito mais que a necessária para a ameaça que a desencadeia. Com outros tipos, a ansiedade pode ocorrer quando não há nenhuma ameaça ou fator desencadeador claro.
Quem sofre de ansiedade?
Algumas pessoas têm uma probabilidade maior de sofrer de excesso de ansiedade que outras. Isso tende a ser um mal de família. E afeta os jovens mais que os idosos. É mais comum em mulheres que em homens. Porém, nenhuma idade, raça ou sexo é imune a problemas de ansiedade.
A ansiedade pode ser tratada
A ansiedade que atrapalha a sua vida pode ser tratada. O seu médico pode descartar quaisquer problemas físicos que possam estar causando os sintomas de ansiedade. Se você receber um diagnóstico de transtorno de ansiedade, um tratamento de saúde mental pode ajudar.
O transtorno de ansiedade é uma doença. Ele pode responder ao tratamento. A maioria dos tipos de transtorno de ansiedade são tratados com terapia (psicoterapia clínica) e medicamentos. O seu médico pode ajudar você a desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade. Você pode se esforçar para mudar de perspectiva. Isso pode ajudar você a superar os medos. Boas fontes de apoio ou orientação podem ser encontradas em diversos lugares. Você encontrará apoio no seu hospital local, clínica de saúde mental ou programa de assistência a funcionários.

Como lidar com a ansiedade
Algumas coisas que você pode fazer para lidar com ela:
-
Faça só o que for possível. Lembre-se de que você não pode controlar tudo. Mude o que for possível. E deixe que o resto aconteça naturalmente.
-
Pratique exercícios. É uma ótima forma de aliviar a tensão. Pode ajudar o corpo a sentir-se relaxado.
-
Não consuma cafeína nem nicotina. Essas substâncias podem piorar os sintomas de ansiedade.
-
Mantenha-se sóbrio. Não consuma álcool nem abuse de medicamentos sob receita. Eles só pioram as coisas com o passar do tempo.
-
Pesquise mais sobre transtornos de ansiedade. Mantenha um registro de recursos virtuais e livros úteis que você pode usar durante períodos estressantes.
-
Pratique técnicas de controle do estresse.Experimente métodos como a meditação.
-
Converse com outras pessoas.Entre em um grupo de apoio virtual ou presencial.
-
Busque ajuda médica.Os serviços de saúde mental podem ajudar a controlar os seus sintomas, caso os métodos acima não ajudem o suficiente.