Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Tratamento da incontinência urinária em homens

Nem sempre é possível controlar a liberação de urina. Você pode deixar a urina vazar. Ou não conseguir segurar a urina até encontrar um banheiro. Isso é chamado de incontinência urinária. O problema pode ser administrado com certos tratamentos ou uma combinação de tratamentos. Converse com o seu médico sobre as suas opções de tratamento.

Tomando os medicamentos

Man putting pill in his mouth while holding glass of water.

Os medicamentos receitados podem ajudar. Eles podem ajudar:

  • O esfíncter a funcionar melhor. Esse é o músculo que se fecha para impedir a urina de vazar da bexiga.

  • A impedir que a bexiga se contraia com muita frequência para expelir a urina

  • A relaxar os músculos da bexiga e aumentar o volume de urina que a bexiga consegue segurar

  • A relaxar ou fortalecer o esfíncter e permitir que a urina flua mais livremente

Fazendo mudanças na sua rotina

Certas mudanças na sua rotina diária podem ajudar. Elas incluem:

  • Limitar os alimentos e bebidas com cafeína, como chocolate, chá, café e refrigerantes

  • Limitar as bebidas alcoólicas e parar de fumar

  • Seguir um cronograma de ingestão de líquidos e micção (evacuação programada)

  • Treinar a bexiga para controlar a vontade de urinar

  • Praticar atividades físicas e manter um peso saudável

  • Prevenindo a prisão de ventre

  • Praticar os exercícios de Kegel diariamente. Esses exercícios incluem apertar os músculos do esfíncter e ao redor da bexiga para ajudar a fortalecê-los.

Usar um cateter

Um cateter é um tubo fino inserido na bexiga através da uretra. Ele drena a urina. Um cateter externo cobre o pênis. Ele guia a urina até uma bolsa de coleta. Geralmente, ela fica fixada ao corpo. Cateterismo intermitente significa inserir um cateter para drenar a bexiga e, em seguida, retirá-lo. Isso é feito periodicamente.

Terapias especiais

  • Biofeedback. É um método ensinado por enfermeiros ou fisioterapeutas. Durante a terapia, um sensor pequeno é colocado dentro ou quase dentro do ânus. Outro sensor é colocado no estômago. Esses sensores leem os sinais dos músculos do assoalho pélvico. Quando você contrai ou relaxa os músculos, esses sinais aparecem como imagens na tela de um computador. Com base nessas imagens, você pode aprender a relaxar ou contrair certos músculos. Isso pode ajudar a controlar melhor os músculos da bexiga e da uretra. E pode ajudar a aprender exercícios para os músculos do assoalho pélvico.

  • Estímulos elétricos. É uma terapia indolor que usa uma quantidade ínfima de corrente elétrica. Ajuda a fortalecer músculos do assoalho pélvico muito enfraquecidos ou lesionados. A corrente elétrica é aplicada aos músculos do assoalho pélvico e da bexiga. Isso faz com que os músculos se contraiam. Com o tempo, isso ajuda a fortalecer os músculos.

  • Implantes estimuladores. É um método usado para tratar a vontade forte e repentina de urinar (incontinência de urgência). Um dispositivo pequeno é implantado sob a pele perto das nádegas. Esse dispositivo emite sinais elétricos fracos. Eles bloqueiam os sinais extras que estão sendo enviados aos músculos da bexiga. Isso ajuda a bexiga a funcionar mais normalmente.

Fazendo cirurgia

Se outras opções não funcionarem, pode ser um caso cirúrgico. Se a cirurgia for uma opção, o seu médico pode conversar com você e explicar os riscos e benefícios.

Cura pós-cirurgia de próstata

Cirurgias de próstata podem causar incontinência urinária. Na maioria das vezes, a incontinência dura pouco e passa depois do período de cura. Em casos raros, a cirurgia de próstata pode resultar em incontinência duradoura (permanente). Não hesite em conversar com o seu cirurgião se você sofrer de incontinência após uma cirurgia de próstata.

Online Medical Reviewer: Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer: Raymond Kent Turley BSN MSN RN
Online Medical Reviewer: Rita Sather RN
Date Last Reviewed: 8/1/2023
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer