Entendendo as gorduras da dieta
Existem diferentes tipos de gordura nos alimentos que você come. As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas. Planejar refeições que sejam pobres em gorduras saturadas ajuda a reduzir o nível do seu colesterol no sangue. O colesterol em excesso no seu sangue pode causar o entupimento das suas artérias. Para prevenir problemas cardíacos, mantenha seu colesterol em níveis saudáveis. Para isso, uma boa meta é fazer com que no máximo 30% das suas calorias diárias venham da gordura. No lugar de gorduras, coma mais frutas, grãos e vegetais. Quando você tiver que usar algum tipo de gordura, escolha as gorduras insaturadas.

Limite as gorduras saturadas
Gorduras saturadas são aquelas que vêm das fontes animais e de algumas plantas (como o côco e a palmeira, de onde se obtém o azeite de dendê). Ingerir gorduras saturadas pode elevar o seu nível de colesterol e aumentar os seus problemas arteriais. Por isso, você deve comer menos gorduras saturadas. Encontram-se abaixo alguns exemplos de alimentos que contém grandes quantidades de gordura saturada e que você deve evitar:
-
Carnes gordurosas (carne de boi, de porco, ou presunto)
-
Bolos e biscoitos
-
Creme de leite, sorvete, requeijão cremoso, queijo e manteiga
-
Sobremesas preparadas com manteiga e creme de leite
-
Molhos feitos com manteiga ou creme de leite
-
Molhos para temperar salada contendo gorduras saturadas
-
Alimentos que contém óleo de côco ou azeite de dendê
Limite as gorduras trans
Assim como as gorduras saturadas, as gorduras trans são associadas à doença cardíaca. A gordura trans é encontrada em gorduras insaturadas que foram modificadas para permanecerem sólidas em temperatura ambiente. A margarina, que geralmente é feita de óleo vegetal, é um bom exemplo. A gordura trans é encontrada nos biscoitos, massas folhadas e outros produtos. Pesquise nos rótulos dos alimentos a quantidade de gordura trans. Procure também na lista de ingredientes a presença de óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados que também afetam o nível de seu colesterol.
Prefira as gorduras insaturadas
As gorduras insaturadas são normalmente líquidas em temperatura ambiente. Elas são opções mais saudáveis do que as gorduras saturadas. De fato, quando consumidas em quantidades moderadas, as gorduras insaturadas podem fazer bem para o coração. Existem dois tipos de gorduras insaturadas:
Gorduras poliinsaturadas: geralmente encontradas no óleo de algodão, óleo de cártamo, óleo de girassol e outros óleos vegetais.
Gorduras monoinsaturadas: são encontradas no abacate, azeite de oliva, óleo de canola e de amendoim. Algumas margarinas e produtos para passar no pão também são feitos, atualmente, com estes óleos. De todos os tipos de gordura, as gorduras monoinsaturadas são as que fazem menos mal para o seu coração.