Reaprendendo a respirar: respiração diafragmática
Se você observar um bebê dormindo, você verá que o estômago do bebê sobe e desce com cada respiração. Os bebês respiram naturalmente com o diafragma (um músculo em forma de cúpula que fica abaixo dos pulmões). Com a doença crônica dos pulmões, pode ser que você passe a usar músculos acessórios (uma combinação de músculos no peito, ombros e pescoço) no lugar do diafragma. Usar mais músculos exige mais esforço e piora a falta de ar. Você pode e deve reaprender a respirar com o diafragma, porque dessa forma você estará usando somente um músculo para respirar ao invés de muitos, consumindo menos energia.

1. Sente-se ou deite-se de costas de forma que você se sinta relaxado. No início, pode ser mais fácil praticar esta técnica deitado. Inspire devagar pelo nariz e conte até 2. Ao inspirar, seu estômago deve se movimentar para fora.
2. Expire pelos lábios entreabertos e conte até 4. Ao expirar, você deve sentir seu estômago se movimentar para dentro.
Experimente isto!
Você pode fortalecer o músculo do diafragma da mesma forma que você faz com qualquer outro músculo, trabalhando contra a resistência. Uma vez que você tenha dominado a respiração diafragmática, experimente um pouco de levantamento de peso! Deite-se de costas e com um peso sobre o seu estômago faça, por alguns minutos, a respiração diafragmática. Comece com um peso leve, como, por exemplo, um saco de farinha de meio quilo e vá aumentando até chegar a um quilo.
|
Online Medical Reviewer:
Holloway, Beth, RN, M.Ed.
Online Medical Reviewer:
Image reviewed by StayWell art team.
Online Medical Reviewer:
MMI board-certified, academically affiliated clinician
Date Last Reviewed:
2/1/2017
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.